Coletivos seguem o padrão Euro 6, com motor mais limpo, e oferecem itens como ar-condicionado, tomadas USB e câmeras de monitoramento
Santo André colocou em circulação 26 novos ônibus nesta sexta-feira (23), todos equipados com tecnologia que reduz em até 75% a emissão de poluentes. Os veículos, da Viação Guaianazes, fazem parte de um processo de renovação da frota que integra o Promobi, plano de mobilidade urbana do município que prevê investimento de R$ 256 milhões até 2028.
Os novos coletivos seguem o padrão Euro 6, com motor mais limpo, e oferecem itens como ar-condicionado, tomadas USB e câmeras de monitoramento.
A nova frota inclui ônibus midi, com dimensões intermediárias entre micro-ônibus e convencionais, e todos os veículos contam ainda com vidros com proteção UV, preparação para Wi-Fi gratuito, GPS para integração com o aplicativo de transporte, e elevadores de ibilidade. A entrega foi acompanhada por autoridades públicas, representantes da indústria automotiva e usuários do transporte.
Para o prefeito de Santo André, Gilvan Junior (PSDB), a entrega simboliza a materialização completa do Promobi. Ele ressaltou que o plano contempla todo o trajeto do usuário. “De forma integral estamos enxergando o usuário, desde a hora que ele está em casa para sair até o ponto de ônibus e chegada do ônibus. Ele entra e chega no seu destino final. Além disso, 110 novos pontos de ônibus e o aplicativo que nós lançamos.”
O secretário de Mobilidade Urbana, Almir Cicote, reforçou o impacto social da medida: “Nós não estamos fazendo apenas a entrega dos ônibus, nós estamos fazendo a entrega de dignidade porque sabemos que as pessoas que utilizam o transporte público são pessoas mais necessitadas, mais carentes.”
Rodrigo Ageu Padoveze, diretor de Transportes Públicos da SA Trans, reforçou o foco no ageiro. “Quem ganha sempre é o usuário do transporte público. Esse foi um dos principais compromissos assumidos pelo prefeito e, logo no começo do ano, conseguimos iniciar a renovação da frota com veículos mais modernos, seguros e confortáveis.”
Os diretores da Viação Guaianazes, Lidiane Helena Fernandes Pinto e Danilo Regis Fernandes Pinto também estiveram presentes no evento. O diretor destacou o empenho da empresa. “Estamos com um trabalho árduo desde janeiro para melhorar ainda mais o transporte. É só a primeira entrega de muitas que pretendemos fazer. Com certeza, nesse ano ainda serão entregues mais ônibus zero-quilômetro com todo o conforto que o usuário de Santo André merece.”
Os chassis dos novos veículos foram fabricados pela Volkswagen, enquanto as carrocerias são da Mascarello. Para Jorge Carrer, diretor de vendas da montadora, “o ônibus, mais do que tudo, é uma boa solução para os problemas que temos nas grandes cidades, com poluição, com trânsito, com baixa mobilidade, segurança e assim por diante.”
Ele destacou ainda o salto em qualidade oferecido pelos veículos Euro 6. “São produtos muito menos poluentes, muito mais silenciosos. Também temos as carrocerias equipadas com ar-condicionado, Wi-Fi, conexão USB. Para o motorista, esses ônibus garantem um conforto muito maior, com direção ergonômica e menos esforço físico. Isso se reflete em segurança e qualidade no serviço.”
Esse avanço foi sentido por Jair Quarto, 63 anos, motorista da Guaianazes há 29 anos. “Essa nova frota é maravilhosa. Silenciosa tanto para o motorista quanto para o usuário. Em termos de modernidade, é a melhor frota que está chegando.” Ele também celebrou as melhorias ergonômicas. “Antigamente, ao final da jornada, você estava só o pó. Hoje, com essa tecnologia, ficamos praticamente tranquilos para outra jornada.”
A população também comemorou. A recepcionista Sueli Pereira de Sousa, 47, acredita que os novos recursos vão fazer diferença no dia a dia. “Ajuda bastante quando precisamos carregar nosso celular ou mandar uma mensagem. O Wi-Fi facilita muito, principalmente quando o pacote de dados acaba. É um ótimo investimento que ajuda a população.”
O sentimento é compartilhado por José Marcos Rodrigues, 54, líder de perecíveis. “Para nós que utilizamos ônibus para trabalhar vai ajudar bastante. A troca por ônibus novos resolve os problemas que os mais antigos possam ter, como não ter tecnologia ou bancos quebrados. Com os novos ônibus não teremos esse problema.”
A expectativa da istração municipal é que, ainda em 2025, outros 35 veículos sejam incorporados à frota. Até o fim do mandato de Gilvan Junior, em 2028, a meta é chegar a 200 ônibus zero-quilômetro, todos equipados com bilhetagem eletrônica.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.