Evento termina com 2.550 participantes encaminhados para entrevista; prefeito destaca importância da qualificação
O Feirão do Emprego de Mauá recebeu 3.356 pessoas, interessadas na cerca de 5.000 vagas disponibilizadas por 58 empresas. O evento ocorreu no Ginásio Poliesportivo Celso Daniel.
O primeiro levantamento feito pela Secretaria de Trabalho, Renda e Empreendedorismo da cidade aponta que 2.550 pessoas foram encaminhadas para entrevistas.
Nadir Pereira, 59 anos, que chegou ao ginásio às 23h de quinta-feira e foi a primeira da fila não saiu com entrevista marcada, mas deixou seu currículo em diversas empresas. Moradora do Jardim Zaíra, ela está empregada, mas quer se antecipar ao fim do contrato, que deve terminar dentro de alguns dias. “Preciso continuar trabalhando, não posso parar. Tenho necessidade disso”, afirmou.
Outro caso foi o do jovem Rodrigo de Jesus, de 17 anos. Também morador do Zaíra, o estudante do 3º ano do Ensino Médio compareceu ao feirão em busca do primeiro emprego. “Quero qualquer oportunidade. Preciso ganhar experiência. Isso vai me ajudar a decidir o que eu quero para o futuro”, comentou.
O Feirão do Emprego também ofereceu diversas ações sociais gratuitas, como cursos de qualificação profissional, cortes de cabelo, massagens e assessoria jurídica. Instituições de ensino como Senai, Senac, Sebrae, Anhanguera, Cruzeiro Sul, Uniasselvi e Estácio disponibilizaram várias bolsas de estudo.
Outros parceiros também sortearam brindes para os participantes. Adilson de Souza Lima, morador do Jardim Zaíra 3, ganhou uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação) cedida por uma autoescola. “Eu tenho carta para dirigir carro, mas quero comprar uma moto para poder trabalhar. Isso vai me ajudar muito. Hoje o dia está sendo especial”, celebrou.
O prefeito Marcelo Oliveira (PT) fez a abertura do evento e acompanhou a movimentação no ginásio durante toda a manhã. Feliz com o resultado, ele falou em intensificar a qualificação da mão de obra na cidade. “O nosso compromisso só aumenta. O mercado de trabalho tem suas exigências e nós, como poder público, precisamos estar atentos para ajudar as pessoas a se qualificarem. Acabamos de inaugurar a Casa de Cursos e queremos potencializar esse serviço”, frisou.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.