Palavra do Bispo Titulo Palavra do Leitor
Palavra do Leitor - 24 de maio de 2025
Da Redação
24/05/2025 | 09:13
Compartilhar notícia


Fraude no INSS

A cada dia que a, mais conhecemos as entranhas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), tão importante para milhões de brasileiros que dependem dele por um motivo ou outro e que é tão mal gerido. Não bastasse o roubo bilionário nas aposentadorias, há 2,7 milhões de pessoas aguardando na fila para receber algum tipo de benefício como B (Benefício de Prestação Continuada), que é um auxílio garantido pela Loas (Lei Orgânica da Assistência Social), destinado a idosos de baixa renda com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência que não podem se sustentar financeiramente; Auxílio por Incapacidade Temporária etc. A principal razão da fila é que os peritos do INSS ficaram oito meses em greve ou operação tartaruga recebendo normalmente, claro! Outro motivo é que a fila pode ajudar nas finanças do governo de plantão, atrasando pagamentos e aliviando o caixa. Isso acontece há tempos, porém, explodiu na gestão Carlos Lupi (PDT) e agora Wolney Queiroz, também PDT, e braço-direito de Lupi, que participou da reunião onde foi relatada fraude nas aposentadorias em junho de 2023 e nada foi feito. A solução dada pelo governo para diminuir a fila? Pagar R$ 68 por beneficiário atendido além do expediente, o que pode elevar o salário dos peritos até R$ 17 mil por mês. Parece brincadeira, mas, infelizmente, é a realidade. 

Mauri Fontes

Santo André

Nos trilhos

O Brasil está de pires na mão, apesar da exagerada carga tributária. Mantém 39 ministérios, quando uma dúzia seria suficiente. Quer aumentar de 513 para 531 o número de deputados, quando deveria reduzir para 351. Nos últimos dois anos, a dívida pública foi acrescida em 12%, e o País segue gastando mal. Daí pouco sobra para investir inclusive no básico: água potável, coleta e tratamento de esgoto, usinas de reciclagem, saúde, educação, segurança e transportes. Nós, eleitores, somos os culpados por eleger políticos que priorizam seus interesses pessoais e partidários, além de alimentar o puxadinho jurídico com parceiros. Daí o Brasil segue ladeira abaixo. Que tal, em 2026, cancelarmos a procuração que demos aos políticos que não nos representam? Será a tentativa de colocarmos o Brasil nos trilhos, pois, do jeito que está, não pode continuar.

Humberto Schuwartz Soares

Vila Velha (ES)

CBF – 1

Até quando teremos de aguentar os brincantes (todos sem graças) da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) com a visão distorcida, imprudente e desprovida de competência? Eles desrespeitam a Seleção. Quais serão as próximas vítimas? As seleções de vôlei, basquete, natação, xadrez, caratê e todas as que se preparam para competir seriamente? Já provamos, mais do que uma vez, que com o futebol e o carnaval no Brasil não se pode ser amador. Ambos não podem ser dirigidos por politicagens tendenciosas, pois as instituições futebol e carnaval exigem, no mínimo, amor incondicional por nossa Pátria-mãe. Enfim, quem é Ednaldo Rodrigues?

Cecél Garcia

Santo André

CBF – 2

Não está fácil achar um nome para presidir a CBF que tenha a ficha limpa. Por que não o Ronaldo Fenômeno? Ou então uma mulher, a Leila, por exemplo que está no ramo e deve conhecer as estruturas da entidade. 

Izabel Avallone

Capital

CBF – 3

A CBF deve eleger neste domingo o seu novo presidente. Pelo que li, um tal de Samir Xaud, que comanda o futebol de Roraima, Estado que, como sabemos, é referência internacional na modalidade... Triste fim o desta paixão nacional.

Soraia C. Pêra

São Bernardo




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;