Cena Política Titulo Cena Politíca
Tolerância zero: fim da pichação e vandalismo
Da Redação
24/05/2025 | 09:06
Compartilhar notícia
Fernandes


O prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima (Podemos), decretou tolerância zero para pichação e vandalismo. O podemista cita como exemplo a dificuldade enfrentada por equipes de limpeza para remover pichações em azulejos na Avenida Lions. O prefeito foi enfático ao condenar ações de depredação e garantiu atuação firme da GCM (Guarda Civil Municipal), em parceria com as polícias Militar e Civil. “Não vamos itir e tolerar vândalos, pichadores em São Bernardo. Aquele que for pego pichando, depredando aquilo que é público em São Bernardo vai pagar o preço da lei”, afirmou. A declaração do prefeito ocorre em meio a uma série de ações de zeladoria promovidas pela Prefeitura, com foco na limpeza, pintura e conservação de espaços públicos. 

Com Morando

Ex-presidente da Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), ex-secretário (Educação e Cultura) e ex-vereador em São Bernardo por seis mandatos, ir Ferro (foto) foi nomeado ontem chefe de Gabinete do secretário de Segurança Urbana da Capital, Orlando Morando (sem partido). A experiência dele à frente da empresa pública paulista de tecnologia da informação responsável pela implementação dos Poupatempos, que se tornaram paradigma de eficiência na prestação de serviços públicos, teria sido fundamental para a escolha.

Virada

E por falar em Orlando Morando, o secretário de Segurança Urbana da Capital e ex-prefeito de São Bernardo esteve ontem à tarde, após o expediente, na sede do Diário, em Santo André, onde conversou animada e longamente com o diretor de Redação, Evaldo Novelini, e o diretor ajunto de Redação, Nilton Valentim. Ao fim do encontro, o visitante convidou a dupla de jornalistas para prestigiar a 20ª Virada Cultural, cuja programação começa hoje à tarde e vai até amanhã, com 24 horas de atividades ininterruptas espalhadas por toda a cidade, do Centro à periferia. “Podem ir tranquilos, vai ser a mais segura de todas as edições”, declarou. 

Efetividade

O vereador de Diadema Orlando Vitoriano (PT) participou ontem como palestrante do II Congresso de Advocacia Pública no Poder Legislativo: Democracia, Governança e Integridade, realizado na sede institucional da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil, seccional São Paulo). O parlamentar discorreu sobre o tema ‘Democracia e o Poder Legislativo em um Contexto de Integridade e Governança’. Vitoriano é advogado e foi presidente da Câmara no biênio 2023/2024. “Temos de aperfeiçoar as práticas para exercer a função do Legislativo e trabalhar com ética, transparência e efetividade. A Câmara contribui de forma significativa, porque é a voz do povo, que fiscaliza o Poder Executivo e é porta-voz da população”, afirmou. 

Conflito aberto

Por falar em vereador do PT em Diadema, se antes o tema da insubordinação partidária de Jeferson Leite, por se colocar como governista ao prefeito Taka Yamauchi (MDB), era tratado de forma tímida, agora não mais. Depois da discussão na tribuna sessão de quinta-feira (22), seguido de bate-boca envolvendo a líder da bancada, Patty Ferreira, os quatro parlamentares se voltaram publicamente contra o colega. Em publicação no Instagram, com collab entre vereadores e o perfil oficial do PT de Diadema, tanto Patty como Orlando Vitoriano rebatem Jeferson Leite, que acusou o próprio partido de não ser democrático. Logo, a saída do parlamentar da legenda parece ser certa. Restam apenas duas questões: como e quando acontecerá?




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;