O Cine Reag Belas Artes celebra com sessões no domingo os 25 anos da estreia do filme Amor à Flor da Pele, do diretor Wong Kar-Wai. A exibição terá sonorização ao vivo, de Guilherme Chiappetta, ao lado dos músicos Eduardo Contrera e Mathews Alves. A iniciativa integra o projeto Belas Sonoriza.
O filme trata de um amor proibido. Em 1961, em Hong Kong, Chow (Tony Leung), editor-chefe de um jornal local, muda-se com a mulher para uma pensão populosa, para onde também vão a secretária Su Li-zhen (Maggie Cheung Man-yuk) e seu marido. Logo, porém, eles descobrem que seus companheiros estão tendo um caso, o que torna também suspeita a sua relação.
Kar-wai desenvolve a história com o uso de elipses, sugerindo por meio de olhares e frases incompletas. Uma série de dúvidas permeia a história ao mesmo tempo que apresenta um amor sofrido, mantido por silêncios, gestos e olhares. "Como Amor à Flor da Pele trata de um segredo, fiz o possível para tratar a história como tal", comentou Kar-wai em entrevista ao Estadão na época do lançamento do filme.
"Os chineses acreditam que dizer Eu te amo é embaraçoso. Trata-se de um povo conservador, que tem sua própria forma de expressar seus sentimentos, melhor que utilizando palavras. Eles se expressam por meio de gestos e comportamentos, mais do que pela linguagem."
A trilha sonora tem presença forte da música latino-americana. "A seleção foi puramente pessoal: escolhi as que me atraem mais e que são de diferentes estilos. A opção por canções latinas se explica porque cresci ouvindo muito diversas dessas músicas", disse ainda o cineasta.
Amor à Flor da Pele
Cine Reag Belas Artes.
R. da Consolação, 2.423.
Dom. (25), 14h/17h/20h. R$ 80
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.