Setecidades Titulo Memória
Bandeira Cultural. Do Jardim América ao Ibirapuera. História e arquitetura reunidos. O nosso barroco... ...os azulejos portugueses.

E mais: a Ordem de Malta, o que a Companhia City produziu, o Monumento às Bandeiras, gigantismo de Victor Brecheret, o obelisco e a Revolução de 32

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
23/05/2025 | 02:30
Compartilhar notícia


Amanhã mais uma aula a céu aberto do professor Jorge Pimentel Cintra, membro integrante do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. O encontro começa às 9h30 na igreja Nossa Senhora do Brasil e irá até às 12h no Ibirapuera. Pelo caminho, belas redescobertas.

ROTEIRO

1 – Ponto de encontro na esquina da Avenida Brasil com Rua Colômbia, no Jardim América.

História e arquitetura.

O Barroco brasileiro

A ordem de Malta

Os azulejos na tradição portuguesa

2 - As ruas do Jardim América e Jardim Europa

A Companhia City

O urbanismo em São Paulo

3 - O monumento às Bandeiras

A obra de Victor Brecheret

4 - Parque do Ibirapuera

Projeto e Implantação

5 - O Obelisco e a Revolução de 32

A Bandeira Cultural é um projeto que o professor Jorge Cintra vem desenvolvendo há vários anos, dentro e fora de São Paulo. Deixou marcas importantes no Grande ABC. Programa verdadeiramente idealista, sem burocracia, sem inscrições e/ou cobrança de taxas. É só comparecer no horário marcado e enriquecer-se de informações e sabedorias. Verdadeiro louvor aos que nos antecederam.

Crédito da foto 1 – Estadão Acervo (28-5-1955)

EM OBRAS. Há 50 anos estavam paralisadas as obras do obelisco do Ibirapuera. Governador Jânio Quadros vetava recursos para a conclusão do monumento, que seria finalizado apenas em 1970 graças à ação dos veteranos de 32 e de seus descendentes. O projeto de Galileo Emendabili teve sua construção iniciada em 1947

NAS ONDAS DO RÁDIO

GRANDE ABC E VOCÊ

Eles tinham papéis importantes nas cidades, nas famílias, sociedade, saúde e eventos sociais. Cada clube com suas particularidades: xadrez, tênis, bocha, futebol, jantares e almoços festivos, bailes, casamentos, cerimônias religiosas, shows.

Foram verdadeiras locomotivas de agregação e motivação.

Em Santo André, ruínas enterram lembranças dos clubes Bochófilo, Pirelli, Volks, General Motors, Rhodia, inha, Xadrez, Clube de Campo e o icônico Palácio de Mármore.

Saudemos o Aramaçan e o Primeiro de Maio, firmes e fortes, ao lado do São Caetano EC, Associação de São Bernardo, EC Vila Pires, Industrial e Independente em Mauá, Ribeirão Pires FC e uma infinidade de representações pelas Setecidades, de Eldorado, em Diadema, à Vila de Paranapiacaba.

Produção, apresentação e texto de abertura: José Carlos Pereira, que fez história na Publicidade do Diário. Consultora musical: Marilza Cunha Pereira. Amanhã, sábado, a partir das 7h da manhã. Rádio ABC AM (1570) e FM (81.9).

QUINTA AVENIDA

Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga.

No ar nesta sexta-feira a partir das 12h.

Para ouvir, ar o site: www.radio365.com.br/radio-365-news/

DIÁRIO HÁ MEIO SÉCULO

Sexta-feira, 23 de maio de 1975 – Edição 2754

MANCHETE – Varig adquire a Cruzeiro.

GRANDE ABC – Prefeitos e presidentes das Câmara Municipais preparavam uma carta de princípios pleiteando maior participação da União nos recursos econômicos a serem destinados à região metropolitana.

Um dos pedidos: subdividir o Grande ABC em cinco sub-regiões socioeconómicas.

INDÚSTRIA – Reeleita a diretoria da Saab-Scania do Brasil S.A. João Batista Leopoldo Figueiredo permanece como diretor-presidente e Gunnar Lindquist como diretor-superintendente.

HOMENAGEM – Miguel de Oliveira, o novo campeão mundial de boxe, versão AMB - Associação Mundial de Boxe - e o técnico Antonio Angelo Carollo homenageados pelo Clube Atlético Pirelli.

ETEC JORGE STREET

Jubileu de Ouro: 1975-2025

Crédito da foto 2 – Acervo da escola

UM ANO. Em 1976, o discurso do prefeito Walter Braido na comemoração do primeiro aniversário da Jorge Street. Empunhando o microfone, o repórter Jurandir Martins, da Rádio Diário do Grande ABC; à direita, o diretor Hamilton Negrão

EM 23 DE MAIO DE...

1860 - Alfredo Luiz Flaquer, irmão do senador Flaquer, nascia em Itu (SP). Veio jovem para a região, ainda no tempo da Freguesia de São Bernardo. Ganhou sete eleições como vereador e foi prefeito durante 12 anos. Faleceu em Santo André em 1948 e seu nome é dado à via paralela à Avenida Perimetral Jornalista Edson Danilo Dotto.

1905 – Anúncio: pentes de chifres com pequenos defeitos. Vendem-se baratinhos na fábrica: Rua Joaquim Carlos, 17, Brás.

1955 – Tragédia em Mauá: um casal teria sido levado ao suicídio por ter sofrido espancamento na subdelegacia. 

De comum acordo, a mulher do preso levou a ele uma garrafa com soda cáustica como se fosse refrigerante. Ao deixar a cadeia, ela tomou do mesmo veneno, de uma outra garrafa. O casal chegou a ser atendido no Hospital Municipal de Santo André, ali falecendo.

Diante da repercussão em todos os jornais, o governador Jânio Quadros exonerou o delegado e afastou os soldados envolvidos.

2024 – Há um ano, Memória repercutia o encontro dos memorialistas realizado em 24 de abril daquele ano no Salão Nobre do Diário. E focalizamos São Caetano, com o Grupo dos Amigos do Movimento Autonomista, o GAMA, em peso.

USCS completava 20 anos de memórias.

Entre os presentes, o mais antigo líder autonomista do Grande ABC, Desirée Malateaux.

E entre as propostas, a de José Luiz Cabrini, do GAMA, propondo a realização de uma linha do tempo histórica e regional.

HOJE

Dia da Juventude Constitucionalista

Dia do Soldado Constitucionalista Paulista.

MUNICÍPIOS BRASILEIROS

No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário de Bocaina. Elevado a município em 23-5-1891, quando se separa de Jaú.

Pelo Brasil: Araputanga (MT), Belmonte (BA), Groaíras (CE), Igarapé-Mirim (PA), Nova Bassano (RS), Oiapoque (Amapá) e Vila Velha (ES).

São João Batista de Rossi 

23 de maio

[Itália: 1698-1714]. Fundador da Pia União de Sacerdotes Seculares, da casa de Santa Cala e Casa de São Luiz, instituições voltadas a pessoas necessitadas.

Ilustração: Canção Nova (divulgação)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;