A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia (UE), iniciou uma investigação antidumping sobre pneus para automóveis de ageiros e caminhonetes importados da China, segundo comunicado divulgado na quarta-feira, 21, pelo bloco.
A investigação foi aberta em resposta a uma queixa da indústria de pneus europeia, que afirma ter sido prejudicada pelos preços injustos das importações chinesas. "Se a investigação confirmar que a indústria de pneus da UE sofreu danos ou ameaças de danos, a Comissão poderá colocar taxas antidumping sobre importações que não são do interesse do bloco", alertou.
Em nota, a comissão afirma que a indústria de pneus europeia emprega diretamente 75 mil pessoas em todos os países-membros e alimenta "consideravelmente" a indústria automotiva, em um mercado avaliado em mais de 18 bilhões de euros no levantamento mais recente, de 2024.
A investigação deve ser concluída em até 14 meses após seu lançamento e medidas provisórias podem ser impostas a partir de oito meses, caso seja estabelecida a existência de danos.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.