Setecidades Titulo Programa de formação
Capacitação de professores impulsiona educação municipal em São Caetano

A iniciativa busca aprimorar a qualidade do ensino por meio do desenvolvimento contínuo dos educadores

Da Redação
22/05/2025 | 11:08
Compartilhar notícia
FOTO: Divulgação


Desde o início do ano letivo, o Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) Dra. Zilda Arns, localizado no Bairro Barcelona, tem sido o local de uma série de cursos e oficinas voltados à formação dos docentes da rede municipal de São Caetano. A iniciativa busca aprimorar a qualidade do ensino por meio do desenvolvimento contínuo dos educadores.

LEIA MAIS: São Caetano cria plataforma de formação a profissionais

O programa de formação ou por uma reestruturação que inclui novas estratégias para valorizar e capacitar os professores, alinhando a programação às práticas pedagógicas atuais. As atividades são realizadas em ambientes que estimulam a colaboração e o aprendizado significativo.

Atualmente, as ações formativas estão organizadas em três frentes: a capacitação contínua das equipes gestoras, focada em temas essenciais para a rotina escolar; oficinas práticas para os professores; e, desde maio, o lançamento da plataforma digital AutoriaSCS, que amplia a oferta de cursos e representa uma nova modalidade de formação.

A diretora do Cecape, professora Maiberte Brogliato, destaca a importância do investimento contínuo na formação dos educadores. “O futuro da educação se constrói com intencionalidade, diálogo e objetivos claros”, afirmou.

LEIA MAIS: São Caetano investiu o dobro da média nacional em educação

Nos últimos meses, os professores participaram de cursos como Jogos Matemáticos, Vivências Científicas, Ensino Criativo de Geografia, Arte com Bebês, Orientações Didáticas para salas de leitura, História Local, Educação Socioemocional, e Alfabetização, entre outros.

Além das oficinas pedagógicas, a formação também incluiu encontros sobre educação socioemocional, abordando temas como comunicação não violenta, escuta ativa, desenvolvimento da autonomia e aplicação de sondagens para avaliação dos estudantes do 1º ao 5º ano.

Essas iniciativas fazem parte de um esforço da Secretaria de Educação para promover uma educação integral e alinhada com as demandas contemporâneas da rede municipal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;