Cultura & Lazer Titulo Artigo
Uma cidade espelha os seus cidadãos
Marco Moretto
Diretor do Departamento de Bibliotecas, Preservação e Memória de Santo André
22/05/2025 | 09:42
Compartilhar notícia


Uma cidade com as características e dimensões territoriais, socialmente diversa e múltipla como Santo André permite muitas possibilidades distintas de olhar e interpretação. Cada pequena parte deste conjunto chamado cidade adquire feições próprias a partir de fatores físicos, históricos e culturais, desenhadas cotidianamente na forma como os cidadãos se relacionam e constroem seus espaços de pertencimento. 

Esta ação protagonista de cada cidadão na construção contínua da cidade é o que a Secretaria de Cultura busca identificar ao criar Projeto Santo André é você, onde a Cultura é uma dimensão que se faz presente no cotidiano das pessoas.

Podemos dizer que é a argamassa que agrega os diversos elementos do que chamamos de cidade, que se constrói não só a partir de desenhos formais, como a divisão dos bairros, mas também a partir de como os cidadãos se relacionam com os espaços e delineiam novas espacialidades e aquilo que denominamos Territórios Culturais.

Nos Territórios Culturais estão presentes os diálogos entre o ado e o presente, as afinidades que os habitantes compartilham entre si através dos seus hábitos, costumes, gostos, tradições, desejos, anseios e manifestações culturais, e outros elementos que compõem este mosaico que espelha as identidades de cada pedaço da cidade.

Voltar o olhar para essa dimensão da nos permite entendê-la a partir das suas contradições, pluralidades, onde cada bairro, território, pedaço tem características próprias e, através deste movimento cotidiano e natural, criar referências importantes que podem ser utilizadas como base para a elaboração de políticas públicas mais efetivas e que traduzam a cidade através da trajetória, voz, olhar e atuação dos seus cidadãos.

A partir destas reflexões renasce a ideia de um Inventário de Patrimônio e Memória de Santo André, onde o site do Projeto Santo André é você atua no campo participativo, como uma ferramenta de educação patrimonial que estimula as discussões sobre a cidade e as suas referências culturais e permite que as próprias comunidades busquem identificar e valorizar a suas próprias referências.

Este conjunto de ações abrange territórios, sociabilidades e o direito ao espaço público como possibilidades de constante aprendizado e formação, associando valores como cidadania, democracia, participação social e melhoria de qualidade de vida.

O site do projeto pode ser ado pelo link https://bit.ly/santoandreevc. Compartilhe suas histórias e se reconheça como peça fundamental nesse jogo que é a memória coletiva de uma cidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;