Política Titulo Mudanças
Comissão no Senado aprova fim da reeleição

Proposta de emenda à Constituição proíbe detentores de cargos eletivos de disputarem eleição para dar sequência nos mandatos que arão a ser de cinco anos; Alcolumbre que celeridade na tramitação

Wilson Guardia
21/05/2025 | 19:08
Compartilhar notícia
Geraldo Magela/Agência Senado


Fim da reeleição e mandato de cinco anos foram sugestões aprovadas pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado. A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) prevê a proibição de renovação de mandato consecutivo após disputa eleitoral para todos os cargos executivos nas esferas nacional, estadual e municipais e mandato de cinco anos. A proposta também define eleições unificadas para todos os cargos a partir de 2034. A matéria segue para análise em Plenário, com pedido de urgência. Caso as mudanças sejam aprovadas em definitivo, os mandatos am a ser de cinco anos ante os atuais quatro.

Na proposta original, que ou por modificações, senadores atualmente com mandatos de oito anos também terão de se adequar às novas regras, e não poderão ar mais cinco anos nas cadeiras. As eleições para os 81 congressistas devem ocorrer em 2039.

Para os cargos eletivos de deputados federais, estaduais e distritais e para o Senado, a possibilidade de reeleição ainda será permitida. Nos municípios, vereadores também poderão concorrer à reeleição.

Outra mudança prevê eleição única, para escolha de vereador até presidente, no mesmo dia, a cada cinco anos. Esta possibilidade, de acordo com o PEC, caso aprovada, a a acontecer a partir de 2034. Atualmente, os eleitores vão às urnas a cada dois anos.

David Alcolumbre (União Brasil-AP), presidente do Senado afirmou existir o desejo de dar celeridade à análise da pauta em plenário. “Tenho todo desejo e interesse para que, na semana que vem, essa proposta (que prevê o fim da reeleição) esteja em deliberação no Senado. Quero ouvir os líderes partidários, mas tenho a certeza que todos vão concordar", afirmou.

Leia mais:

STF julga se candidatos podem concorrer às eleições sem estarem filiados  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;