Setecidades Titulo Memória
Também no sertão... ...o Saad de São Caetano. Takara e Maróstica. A várzea paulistana.

Memória acolhe as observações dos leitores e se convence a cada vez da universalidade do futebol

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
15/05/2025 | 02:00
Compartilhar notícia


O TIME DO SEO FELÍCIO

É provável que nem Felício Saad se lembraria desta página do álbum de figurinhas descoberto em Pernambuco e hoje integrante da coleção de Moacir Peres.

“Zebrão da Sorte”, que Silvio Valença encontrou e ofereceu ao professor Moacir, que achado!

Hoje lembramos com saudades de dois esportistas são-caetanenses, o Sr. Felício e o prefeito Luiz Olinto Tortorello. Não conseguiram trabalhar conjuntamente. Cada um brilhou com seus times, o Saad e o Azulão. Também sofreram com o destino dos dois clubes. As figurinhas os preservam.

Também preserva esta história o “Almanaque do Saad Esporte Clube: 1961-1992”, de Julio Bovi Diogo, Renato Donisete e Rodolfo Stella Jr.

Amigo Moacir, gratidão por dividir seus achados.

Crédito da foto 1 – Moacir Peres (acervo e divulgação)

SAAD. E a figurinha do Márcio? Em compensação... Fininho, Eli, Celso, Flávio, Zanetti, Carpineli. Fernandes, Coppini, Arlindo, (figurinha 209, Márcio) e Wagner

Palavra do Leitor da Memória

CIDADE-IRMÃ

‘Maróstica, lá vem a mortadela’ (Memória, 23 de abril) - Quando Maróstica se apresentou no Vera Cruz, em São Bernardo (jogo de xadrez gigante), eu fui. Lotado. Bela Festa.

Alexandre Takara - Orientador desta página Memória

HELIÓPOLIS

‘A várzea campeã’ (Memória, 26 de abril) - Morei no Moinho Velho e lembro da grande quantidade de times de várzea existentes entre o Sacomã e São João Clímaco. Onde está a favela Heliópolis aconteciam as pelejas nos campos de futebol daqueles terrenos baldios. Muitos craques surgiram da várzea paulistana. Isto o Brasil perdeu e por isso a nossa seleção está desse jeito, desmotivada e burocrática. 

Geraldo Nunes - São Paulo

IV CENTENÁRIO

Lindas as fotos dos times de várzea do Ipiranga. Matei saudades do IV Centenário, cujo campo ficava perto da minha casa no Moinho Velho. Lá hoje a a Avenida Tancredo Neves. Lá assisti muitos jogos.

Geraldo Nunes

TANQUE DA PÓLVORA

IV Centenário, time do coração do Milton Bigucci. Ali ele jogou e foi dirigente. Próximo ao campo ficava um local chamado Tanque da Pólvora.

Rubinho Freitas - São Paulo

RIO GRANDE DA SERRA

‘Missionários da Memória” (5 de maio) - Meus cumprimentos pelo empenho da página em incentivar a memória, a história, a educação, a cultura e as artes do Grande ABC, além de estabelecer conexões com outros municípios. A coluna "Memória" tornou-se leitura obrigatória e prazerosa para os moradores da região.

Alexandre Takara - Orientador desta página Memória

ANO 67 - 1

‘O nascimento de Setecidades’ (Memória, 9 de maio) -Parabéns para o Diário e a todos vocês que o fazem acontecer, nos munindo de informações fresquinhas da região.

Bom, nem tão fresquinhas assim, pois a coluna Memória trata de registrar fatos que ficaram escondidos lá atrás, ou foram importantes demais para serem esquecidos.

Parabéns por nos brindar há tantos anos com a história da região, em capítulos diários.

Elexina e Vicente D’Angelo - São Bernardo

ANO 67 – 2

Parabéns ao Diário do Grande ABC por mais um aniversário. Parabéns à Memória, que tanto contribui com essa instituição e com todos seus leitores.

Wagner Natale - São Caetano

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 14 de maio de 1995 – Edição 9013

ESPECIAL – Estoril contabilizava 230 animais e sonhava em virar zoológico.

Parque Municipal do Riacho Grande, em São Bernardo, enviara pedido ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) pedindo autorização para o funcionamento do seu zoo.

“Negão”, um urubu, transformava-se em mascote do espaço, dirigido pela bióloga Cleyde Angelica Ferreira da Silva.

Reportagem: Liane Lossano, com fotos de Carla Rio.

FUTEBOL – Pelo Grupo A-2 do Paulistão: Nacional 1, Santo André 2.

Pelo Grupo B-1A – Grêmio Mauaense 1, Jabaquara 2.

DIA A DIA – Smoking, só para mulheres.

Um artigo de Rosângela Espinossi.

EM 15 DE MAIO DE...

1860 - O presidente da Província de São Paulo, Policarpo Lopes Leão, inaugurava em Santos os trabalhos de construção da Estrada de Ferro Santos a Jundiaí.

1905 – O secretário do Interior e Justiça do Estado, Cardoso de Almeida, pedia à Câmara Municipal de São Bernardo a indicação de professores substitutos para as escolas do Alto da Serra (Paranapiacaba, feminina) e bairro do Capivari (Riacho Grande, masculina) cujos professores estavam licenciados.

Rio, 12 – Presidente Rodrigues Alves assistirá amanhã (13-5-1905) a inauguração da iluminação elétrica no Colégio Militar.

1955 – A Câmara Municipal de Santo André aprovava projeto do Executivo autorizando a Prefeitura a conceder ao recente Município de Rio Grande da Serra um empréstimo de cinco mil cruzeiros. 

O empréstimo seria resgatado em parcelas trimestrais a partir de 1967.

Em despacho apenso ao processo de concessão do empréstimo, as Comissões de Justiça e Finanças da Câmara salientavam: 

1 - Um empréstimo dessa natureza constituiu fato inédito na vida istrativa das comunas brasileiras.

2 – Embora possa ser entendido como liberalidade, o empréstimo significa o amadurecimento político de homens compenetrados da necessidade de integração de novos municípios na vida comunal brasileira.

1990 – Falecia Armando Mazzo, ex-deputado estadual e prefeito eleito de Santo André em 1947, sem tomar posse.

NOTA DA MEMÓRIA – Mazzo deixou um livro belíssimo, “Memórias de um militante político e sindical do ABC”, lançado um ano após sua morte.

Também deixou um livro inédito, “Contos que eu não inventei”, com cópia oferecida à esta página Memória.

MUNICÍPIOS BRASILEIROS

No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário de Monte Alto.

Outras cidades aniversariantes do dia: Cachoeirinha (RS), Cachoeiras de Macacu (RJ), Congo (PB), Correntina (BA), Humaitá (AM), Marilândia (ES), Potiretama e Quixeré (CE) e Várzea Grande (MT).

HOJE

Dia do Assistente Social

Dia do Gerente Bancário

Dia Internacional da Família

Dia do Controle das Infecções hospitalares.

Santa Dionísia

15 de maio

... e Pedro, André e Paulo sofreram o martírio em Lampsaco, na Turquia, quando Décio era o imperador (249-251). Resistiram à tortura até o fim.

Ilustração: Convento da Penha, Vila Velha (Espírito Santo)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;